História

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (Baixo Alentejo) nasceu em Abril de 1986.

Um dia, alguns elementos do Rancho juntaram-se ocasionalmente numa taberna a beber uns copos. Cantaram, como era tradição, gostaram de ouvir-se, vibraram de entusiasmo e, sob a euforia, um deles terá sugerido que deviam formar um Rancho. A ideia instalou-se nos espíritos, fervilhou, avolumou-se, galvanizou-os, a ponto de convidarem alguns amigos para o novo Rancho. Fez-se a primeira reunião e o primeiro ensaio em Abril de 1986; cantou-se logo bem e todos concordaram que deviam organizar-se. Estava formado o rancho

Hoje somos o “Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento” que, logo na sua primeira reunião, decidiu fazer uma recolha das modas antigas cantadas, principalmente, em Aldeia Nova de S Bento. Queremos que as modas lindíssimas de outros tempos sejam ouvidas e cantadas pelos vindouros para que não se percam.

O traje do Rancho é o domingueiro ou de casamento, usado nas primeiras décadas do século XX, em Aldeia Nova de S Bento, a saber: calça, colete, jaqueta, cinta preta, camisa branca arrendada, lenço de seda com nó direito, bota caneleira e chapéu de copa alta e afunilada. Como adereço, um relógio com corrente de ouro ou de prata, pendente do bolso do colete.

O Rancho é constituído por 30 elementos com as mais diversas profissões.

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S Bento teve, desde a sua fundação, brilhantes classificações nos grandes concursos de Cantares Alentejanos realizados em Beja, prova em que participam anualmente cerca de 30 Ranchos: